Febre amarela leva União a reconhecer situação de emergência em 64 cidades [Portal VozdoCLIENTE] "


Febre amarela leva União a reconhecer situação de emergência em 64 cidades



A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae e ocorre em alguns países da América do Sul, América Central e África.


Fonte: Portal EBC.
Receba notificações de novidades do site!





O governo federal reconheceu situação de emergência em 64 cidades devido ao surto de febre amarela. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje (20) pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. 

Embora situadas em regiões afetadas pelo surto, três das cidades mineiras beneficiadas pela medida, e que são sedes regionais de saúde, não têm nenhum caso confirmado de febre amarela. Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, divulgado na sexta-feira (17), Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Manhumirim contabilizam juntas sete casos em investigação e três foram descartados. Também não há mortes suspeitas entre os moradores destas cidades. Por outro lado, como são municípios mais estruturados, suas unidades de saúde estão recebendo pacientes de cidades vizinhas.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, entre os critérios para reconhecimento da situação de emergência, estão a dificuldade no controle da doença, a existência de danos humanos consideráveis e a possibilidade de se normalizar a situação a partir do apoio complementar dos governos estaduais ou federal. No início do mês passado, o governador mineiro Fernando Pimentel também havia decretado situação de emergência em saúde pública em uma área que abrange 152 municípios.

Outro município de Minas Gerais com situação de emergência reconhecida pelo governo federal é Teófilo Otoni (também é cidade de referência), que tem nove confirmações para a doença e mais 24 casos em investigação. O município também confirmou sete mortes por febre amarela e há mais 17 sendo analisadas.

Próximos a Teófilo Otoni estão as duas cidades com maior quantidade de óbitos confirmados. Ladainha, a cerca de 70 quilômetros, registra 12 mortes por febre amarela. Em Itambacuri, distante 35 quilômetros, oito vítimas morreram em decorrência da doença.

Além das cidades mineiras, o município capixaba Ibatiba também teve reconhecida a situação de emergência. Não há nenhuma confirmação da doença entre seus moradores, mas há oito casos suspeitos e, em cinco deles, os pacientes estão em estado grave.

As portarias listam as cidades de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e Ibatiba, no Espírito Santo, para que solicitem apoio emergencial para ações de socorro e assistência à população. No final do dia, o Ministério da Saúde informou esses municípios são sedes das unidades regionais de Saúde, que abrangem mais cidades com casos registrados ou suspeitos de febre amarela.

As cidades em situação de emergência são: Água Boa, Aimorés, Alpercata, Alvarenga, Bom Jesus do Galho, Caraí, Caratinga, Chalé, Conceição de Ipanema, Conselheiro Pena, Coronel Fabriciano, Durandé, Entre Folhas, Espera Feliz, Frei Gaspar, Frei Lagonegro, Governador Valadares, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Ipanema, Ipatinga, Itaipé, Itambacuri, Itanhomi, Itueta, José Raydan, Ladainha, Lajinha, Malacacheta, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Mutum, Nanuque, Novo Cruzeiro, Orizânia, Padre Paraíso, Peçanha, Piedade de Caratinga, Pocrane, Poté, Reduto, Resplendor, Santa Bárbara do Leste, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita de Minas, Santa Rita do Itueto, Santana do Manhuaçu, Santana do Paraíso, São João do Manhuaçu, São João da Manteninha, São João Evagelista, São José do Jacuri, São José do Mantimento, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Setubinha, Simonésia, Taparuba, Tarumirim,Teófilo Otoni e Ubaporanga.

Dados

A Secretaria de Saúde de Minas anunciou que passará a divulgar boletins epidemiológicos apenas duas vezes por semana, às terças-feiras e às sextas-feiras. Até agora, segundo os dados da semana passada, Minas Gerais soma 1.012 notificações para febre amarela. Destes, 57 foram descartadas e 220 são casos confirmados. As mortes que tiveram confirmação para a doença são 78. Mais 96 mortes continuam sendo investigadas.

A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae e ocorre em alguns países da América do Sul, América Central e África. No meio rural e silvestre, ela é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Já em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, do vírus Zika e da febre chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão da febre amarela no Brasil não ocorre em áreas urbanas desde 1942. Até o momento, nenhum dos casos em Minas Gerais são considerados urbanos pelos órgãos públicos.

O surto atual já registra casos confirmados em 42 municípios mineiros. Em mais 84 cidades do estado há pacientes com suspeitas. A principal medida de combate à doença é a vacinação da população. O imunizante é ofertado gratuitamente nos postos de saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação ocorre em dose única, devendo ser reforçada após dez anos. No caso de crianças, o Ministério da Saúde recomenda a administração de uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos.



Veja a reportagem na fonte.

Contagem, 21/02/2017.  VozdoCLIENTE.

Compartilhe:       Enviar para o Google+
Envie para amigos/grupos:

Facebook






Visite nossa página no facebook e CURTA agora o Valvi.

 

Quer doar direto ao projeto?

Deposite em conta:
Associacao Solidaria Valor e Vida
CAIXA ECONOMICA FEDERAL,
Agencia: 2940
Operacao (poupanca): 013
Conta: 18996-9
ou o faça via PAGSEGURO:

 

Visitas:




Procure notícias:

Procure notícias:

Quaisquer das palavras
Contendo ambas palavras


Últimas notícias

Regio Serrana do RJ recebe posto da PF: emisso de passaportes em Petrpolis . Policia Federal.  +Mais...

STARS WARS, #TheLastJedi est nas telas: Internautas lanam suas avaliaes. [Guerra nas Estrelas - O ltimo JEDI]. Link Externo.  +Mais...

Marcelo Piloto: Traficante mais procurado do Rio de Janeiro foi preso no Paraguai: "Ele mudava de casa de 6 em 6 meses". Link Externo.  +Mais...

Flamengo diz que vai pagar prejuzos no Maracan. Violncia Flamengo 1 X 1 Independiente sero responsabilizadas, pede o MPRJ. Portal EBC.  +Mais...

Confira a programao de dezembro da Biblioteca de So Paulo - Governo de SP. Governo de Sao Paulo.  +Mais...

Operao FAROESTE da PM resulta na priso de 9 pessoas e ao contra armas no Sul de Minas. PMMG.  +Mais...

CRAQUE, S NA BOLA. Projeto da Polcia Militar quer captar jovens e adolescentes para o esporte. PMMG.  +Mais...

Agncia norte-americana acaba com neutralidade de rede na internet do pas . Portal EBC.  +Mais...

Enem cancelado em 13 unidades prisionais por causa de greves e rebelies . Portal EBC.  +Mais...

Policial militar mata a esposa, tambm PM, diante da filha da vtima e foge.. Link Externo.  +Mais...

Enem para presos e segunda aplicao comeam hoje . Portal EBC.  +Mais...


Reforma da Previdncia deve ser votada na semana que vem, diz Meirelles . Portal EBC.  +Mais...

Aps priso de Rogrio 157, Rocinha tem noite de tiroteio e mortes . Portal EBC.  +Mais...

Ministro do STF revoga priso domiciliar de irm e primo de Acio Neves . Portal EBC.  +Mais...

Como se forma a chuva de GRANIZO? O que granizo ? Sabia que j foi registrado um com 750 gramas?. Link Externo.  +Mais...

Casal vai a justia brigar por penso alimentcia e RETOMA relacionamento na Audincia. Link Externo.  +Mais...

Dois municpios de MG e um do TO realizam eleies para prefeito neste domingo . Portal EBC.  +Mais...

Crianas refugiadas no Brasil publicam livros contando suas histrias e sonhos . Portal EBC.  +Mais...

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, Opas quer ampliar acesso preveno . Portal EBC.  +Mais...

INSS dever conceder aposentadoria especial a trabalhador exposto rudo e eletricidade. Link Externo.  +Mais...

Famlia cria pedido na internet para soltar mulher que teria esfaqueado marido aps FLAGRAR ESTUPRO de filha.. Portal VozdoCLIENTE.  +Mais...

Usina solar no Piau, a maior da Amrica do Sul inaugurada e pode abastecer 300 mil casas. Link Externo.  +Mais...

Veja mais no noticiário....